A Prefeitura de Potirendaba, por meio da Coordenadoria de Cultura, em parceria com o SENAR-SP, realizou nesta semana um curso de Processamento Caseiro de Amendoim. Durante dois dias de aula, os participantes aprenderam técnicas de armazenamento e preparo de subprodutos do amendoim.
O objetivo do curso foi ensinar como transformar a matéria-prima, no caso, o amendoim, utilizando técnicas caseiras para o consumo familiar.
Além do preparo dos alimentos, o curso também abordou boas práticas na manipulação de alimentos, segurança alimentar, tipos de contaminação, higiene pessoal, limpeza do ambiente, uso correto de utensílios e armazenamento adequado.
Ao todo, 15 alunos participaram da capacitação e aprenderam diversos métodos de processamento do amendoim, produzindo paçoca de pilão, amendoim caramelizado, pé de moleque, pasta de amendoim, leite, extrato, entre outros produtos.
Ações como essa geram oportunidades de aprendizado, incentivam a produção artesanal e possibilitam que os participantes desenvolvam novas habilidades, podendo até ampliar suas fontes de renda.
Fonte: Equipe de Comunicação
Autor: Carina Costa
Local: Potirendaba