o teste NS1 não é utilizado para diagnóstico definitivo. Se o resultado não for positivo para dengue, o paciente ainda precisará realizar a sorologia a partir do sexto dia do início dos sintomas, além de continuar se cuidando e seguindo as orientações médicas.
A Coordenadoria de Saúde de Potirendaba recebeu do Ministério da Saúde 11 mil testes rápidos para reforçar a capacidade de diagnóstico e combate à dengue no município. O teste, chamado NS1, ajudará a agilizar o rastreamento de possíveis casos da doença.
De acordo com Wagner, enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, o teste é indicado para pacientes entre 2 e 65 anos que estejam entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, desde que não tenham comorbidades, não sejam gestantes e não apresentem sinais de gravidade da doença.
É importante destacar que o teste NS1 não é utilizado para diagnóstico definitivo. Se o resultado não for positivo para dengue, o paciente ainda precisará realizar a sorologia a partir do sexto dia do início dos sintomas, além de continuar se cuidando e seguindo as orientações médicas.
Segundo Patrícia, coordenadora de Saúde, a ação busca agilizar a identificação dos casos suspeitos e possibilitar um tratamento mais eficaz, auxiliando no controle da dengue na cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Carina Costa
Local: Potirendaba