23 JUN 2017
COORDENADORIA DA SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE SÍFILIS PARA PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL

Na tarde desta quinta-feira (22/06), a Prefeitura de Potirendaba, por meio da Coordenadoria da Saúde, realizou um bate-papo com profissionais de saúde da rede Municipal sobre sífilis, uma doença sexualmente transmissível e infecciosa.

Para Luana Poiana, Chefe da vigilância epidemiológica a conversa é importante para conscientizar, orientar e ensinar os profissionais. “O objetivo da atividade é abordar e informar métodos de prevenção, tratamento da sífilis e dados estatísticos da doença no município de Potirendaba, exemplificando a causa desta doença infectocontagiosa”. Afirmou.

Formas de prevenção e transmissão

Para prevenir a doença, basta fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais. A doença pode ser curada em qualquer estágio, com tratamento adequado feito pelo médico.
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê, durante a gestação ou o parto.

Os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 a 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz, mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Em certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo e queda dos cabelos, que também podem desaparecer.

A sífilis pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.