30 ABR 2014
Escola João Casella faz história desde 1922

A Escola João Casella foi a primeira escola de Potirendaba. Foi fundada em 1922, antes mesmo da emancipação do município. Neste ano, a escola completa 92 anos de existência e na manhã desta quarta-feira (30), alunos e professores e funcionários realizaram uma homenagem ao patrono da Escola, Senhor João Casella (in memoriam). A convidada de honra para a homenagem foi a filha do Senhor João Casella, Senhora Elza Casella.

A princípio a escola chamava-se Grupo Escolar de Potirendaba e em 1957 o Senhor João Casella construiu a escola no local atual e em 1966 denominou-se Grupo Escola “João Casella”.

Durante o evento, a Senhora Elza Casella contou aos alunos a história de vida de seu pai e da escola. “Comecei a trabalhar nesta escola, gosto muito daqui. Hoje tenho 50 anos de trabalho com muita bagagem e experiência na vida profissional, graças a esta escola”, afirmou.

Para a Prefeita de Potirendaba, é um grande orgulho ter uma escola como essa em Potirendaba, pois a educação é base para tudo na vida.

Durante a homenagem foi feito uma cápsula do tempo, que será aberta em 10 anos na Escola. Foram colocados documentos, fotos e sonhos dos alunos para o futuro.

HISTÓRICO DA EMEF “JOÃO CASELLA”

1.922 – Escolas Reunidas de Potirendaba. Criadas e reunidas por decreto de 13 de julho de 1.922, instaladas e funcionando a partir de 22 de julho de 1.922.

1.932 – Decreto de 07 de janeiro de 1932, nº 5335, passou a denominar –se Grupo Escolar de Potirendaba, de 2ª Ordem, funcionando à Rua Quinzinho da Cunha, 141. Data da instalação – 03 de março de 1.932.

1.957 – Mudança do Estabelecimento para prédio próprio (novo). – Deu – se a mudança para o prédio novo a 01 de outubro de 1.957, devidamente autorizado pelo Sr. Delegado do ensino Regional de São José do Rio Preto, passando a funcionar à Avenida Barão do Rio Branco, s/n em prédio construído pelo I.P.E.S.P.

1.964 – Por ato de 26 de outubro de 1.964 o Grupo Escolar de Potirendaba, passou a denominar – se 1º Grupo Escolar de Potirendaba, em virtude da criação do 2º Grupo Escolar de Potirendaba.

1.966 – Nos termos do decreto 46.342 de 20 de maio de 1.966, publicado a 24 de maio de 1.966, passa a chamar – se Grupo Escolar: “João Casella” de Potirendaba.

1.970 – Criação do grupo Escolar – Ginásio – Decreto de 06 de janeiro de 1.970, institui a Escola Integrada de 8 anos, que unifica o ensino primário e ginasial. Nos termos do decreto 52.375 de 30 de janeiro de 1.970, foi criado o Grupo Escolar Ginásio João Casella, de Potirendaba.

Biografia do Patrono

Nascido aos 17 de Abril de 1902 na cidade de Maierá, província de Cosenza na Itália. Era filho de Raphael  Batista Casella e de Philomena Cetrano, formado em Ciências Contábeis na Itália.

Em 1922 veio para Potirendaba-SP, onde naturalizou-se brasileiro começando a trabalhar na sua profissão de contador para vários comerciantes da época.

Casou-se, a 4 de Julho, com Michelina Scarpelli, com a qual teve cinco filhos. João Casella foi o primeiro contador a exercer essa profissão na Prefeitura Municipal de Potirendaba, onde também foi secretário. Deixando o funcionalismo municipal, estabeleceu-se com o “Escritório Comercial Casella” até o seu falecimento a 29 de Julho de 1953.

João Casella foi político de destaque em nosso município sempre trabalhando pelo seu desenvolvimento e progresso.