AO VIVO: Pregão Eletrônico 016/2024 - Processo 093/2024
ASSISTIR

07 MAI 2013
PROCON de Potirendaba orienta sobre o Dia das Mães

Nesta época do ano, o comércio dirige suas atenções para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do calendário de vendas (perdendo somente para o Natal), e foi pensando nisso que a Prefeitura de Potirendaba, através do Procon, dá algumas orientações aos consumidores.

Uma das primeiras recomendações é sair às compras já com uma definição do que vai adquirir. Isso torna mais fácil comparar preço, qualidade e praticidade do produto. Outra recomendação é evitar as compras por impulso: pesquisar é uma atitude prudente que pode poupar o seu bolso e evitar situações que possam causar problemas futuros.

Já na escolha de alimentos ou cosméticos, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações sobre os produtos como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

Se o consumidor optar pelo vestuário, o Procon orienta a perguntar na hora da compra se a loja realiza ou não a troca, quais as condições e pedir um comprovante por escrito. Esse procedimento é necessário, pois o Código de Defesa do Consumidor não obriga o comerciante a efetuar trocas de produtos sem defeitos de fabricação, sendo a troca mera liberalidade do fornecedor. Vale ressaltar que, em casos de troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.

O órgão salienta a atenção na compra de eletroeletrônicos e eletrodomésticos desde verificação da voltagem (se 110 ou 220 V), ao manual de instrução, endereço da rede de assistência técnica autorizada e o termo de garantia datado e assinado pela loja. Ressaltando que os produtos com maior índice reclamações no órgão são: Telefones, produtos de informática, móveis, produtos linha branca (geladeira, freezer, micro-ondas, máquina de lavar roupas, fogão) e televisão.

No caso de celulares é importante ficar atento às promoções, pois muitas delas oferecem a troca ou a compra de um aparelho de celular, geralmente bem mais em conta, mas vinculada a, por exemplo, um pacote de serviços com contrato de fidelidade e caso o consumidor opte por efetuar o cancelamento do contrato antes do prazo arcará com multa contratual.

É importante que o comprador exija a discriminação correta do produto no pedido ou nota fiscal, bem como condições de pagamento, data de entrega, instalação, valor do frete (se houver) etc. Se o vendedor oferecer garantia estendida, pense bem antes de aceitar. Certifique-se ainda se tais serviços como a garantia estendida e seguros diversos não foram inclusos na compra sem serem solicitados.

O Código de Defesa ao Consumidor garante o mesmo preço de uma mercadoria para qualquer opção de pagamento. Já a aceitação de cheques e cartões é uma liberalidade dos estabelecimentos, desde que direcionada a todos os consumidores.