AO VIVO: Pregão Eletrônico 016/2024 - Processo 093/2024
ASSISTIR

16 MAI 2013
158 Pessoas já foram beneficiadas com Cartão Nacional de Vagas especiais em Potirendaba

A Prefeitura de Potirendaba, através da Coordenadoria de Segurança, já garantiu o benefício para 158 pessoas com o cartão nacional para as vagas de estacionamentos destinadas aos idosos e as pessoas com necessidades especiais. No total, são 137 idosos e 21 portadores de necessidades especiais que tem cartão na cidade.

Potirendaba foi uma das primeiras cidades a assegurar esse benefício aos munícipes, que é garantido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 303, de 18 de dezembro de 2008; e nº 304, de 18 de dezembro de 2008.

Segundo a Prefeita de Potirendaba, essa credencial para idosos e deficientes foi implantado no ano de 2011. “Esse cartão tem como objetivo dar mais comodidade aos idosos e portadores de necessidades especiais de Potirendaba e pode ser usado em qualquer lugar do Brasil, trazendo mais mobilidade e facilidade a para os usuários”, explica a Prefeita.

Os veículos estacionados nas vagas reservadas devem ter credencial exibida no painel, com a frente voltada para cima. O cartão é padronizado e tem validade em todo território nacional.

O cartão é pessoal e intransferível. Esta autorização fica vinculada à pessoa e não ao automóvel, desta maneira a pessoa com deficiência pode utilizá-la em qualquer automóvel onde está sendo transportada. Agora ela tem validade em todo o território nacional, eliminando assim problemas de pessoas que moram e trabalham em municípios diferentes, mas que só podiam ter esta permissão para o município de residência.

O cartão é exigido somente em vagas de estacionamento em vias públicas, onde a falta deste implica em multa.

Moradores com mais de 60 anos ou com necessidades especiais, residentes no município, podem solicitar na Guarda Municipal, a credencial que os autorizam a estacionar seus veículos em vagas exclusivas e identificadas à parada de idosos ou deficientes.

Como fazer seu cartão?
Local: Guarda Municipal
Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 8h as 17 horas.

Documentos Necessários para Carteira de Estacionamento para IDOSO
- RG (cópia) – Para comprovar a idade – acima de 60 anos
- CPF (cópia)
- Comprovante de Residência (cópia)