07 JUN 2016
Lixo eletrônico

Objetivo é dar destinação aos aparelhos não usados.

No tempo em que a sustentabilidade – capacidade de crescer e se desenvolver em harmonia como meio ambiente – é fundamental, um projeto da prefeitura de Potirendaba vem chamando a atenção.
O projeto de arrecadação do lixo eletrônico é um bem enorme para a natureza e para a nossa qualidade de vida.
Entre os materiais eletrônicos que serão recolhidos estão monitores, computadores e seus acessórios, televisores, celulares com ou sem baterias, aparelhos de som, DVD ou fax, fios, cabos, circuitos eletrônicos e pilhas e baterias diversas.
Fazendo isso, você estará contribuindo e muito para o bem-estar de todos, já que estes tipos de materiais são altamente tóxicos e prejudiciais a saúde. Uma simples pilha do controle remoto contém metais pesados que são totalmente agressivos ao meio ambiente.
Imaginem a situação: você joga a pilha num solo, este fica contaminado, que por sua vez afeta o lençol freático, que torna a água que o gado bebe inadequada. O gado vira alimento para o ser humano, e mesmo parecendo absurdo, o homem, “consumidor final”, também estará infectado. Por isso, podemos dizer que o lixo eletrônico é um assunto de saúde pública. Já que este pode causar doenças graves como o câncer, por exemplo.
“O objetivo da campanha também é conscientizar para o meio ambiente. Não queremos somente fazer o trabalho de limpeza, recolha e descarte correto destes materiais, nosso objetivo maior é educar a população e mostrar a necessidade de destinar corretamente esse tipo de material que pode contaminar muito nossa água, nosso solo e nossa cadeia alimentar”, ressaltou a Prefeita Municipal.
A campanha do lixo eletrônico em Potirendaba é permanente, ou seja, sem prazo. O Município é um dos poucos do Brasil que tem um processo eficiente para a reciclagem deste tipo de material.

Pontos de Coleta
Para quem quiser descartar algum tipo de material eletrônico é só procurar um dos pontos de coleta no município de Potirendaba. Os postos de coleta estarão disponíveis na Casa da Agricultura, PSF’s I, II e III e Setor Social.

Mais informações:
Disque Meio Ambiente: 0800-757-9292