07 JUN 2016
Óleo para o bem

Em Potirendaba, a campanha ‘Óleo para o Bem’, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria do Meio Ambiente tem como objetivo evitar que o óleo usado na cozinha seja dispensado no lixo, ralo ou diretamente na natureza, causando prejuízos ao meio ambiente, já que apenas um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água.

Todo o óleo coletado é destinado a uma empresa em Bebedouro, onde o produto passa por processos para ser reutilizado.

Para a Prefeita da cidade, esta campanha é uma forma de conscientizar a população sobre a preservação ambiental. “Jogar fora o óleo usado é causar sérios danos à natureza e com esta campanha estamos fazendo a nossa parte e a diferença em relação ao meio ambiente em nosso município”, afirmou.

Para participar da campanha a dona de casa deve armazenar o óleo de fritura em recipientes fechados com tampa, sendo que não devem ser utilizadas garrafas de vidro. Cada quatro litros de óleo usado dão direito a um litro de óleo novo.

Meio Ambiente

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente. Um litro de óleo usado jogado no ralo da pia, além de causar entupimento e desgastes nas tubulações de sua casa, vai parar nos rios e chega a contaminar um milhão de litros de água, poluindo e causando a morte da fauna aquática. Se jogado no solo, leva dez anos para se decompor.

Reutilizar o óleo em frituras forma substâncias cancerígenas. Além disso, o óleo, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos, com riscos de se desenvolver doenças das artérias e do coração.

Pontos de Troca

Casa da Agricultura, SAEP, Almoxarifado e mercados que participam da campanha: Mini-mercado Nossa Senhora Aparecida, Mercado e Açougue Bailo, Mercado Bailo Central, Supermercado Bom Gosto, Valmir Supermercado, Bacana Supermercado, Supermercado Barrina, Supermercado Barrina Filho, Supermercado São João, Supermercado Morada do Sol, Supermercado Vieira, Supermercado Empório Avenida, Padaria e Mercado Pão Gostoso, Mini-mercado do Josi e Mini-mercado Avenida.

Mais informações:
Disque Meio Ambiente: 0800-757-9292