26 FEV 2018
Como driblar o medo de dirigir na rodovia pela primeira vez?

A Coordenadoria do Trânsito preparou uma serie de dicas para ajudar a você, que esta iniciando como motorista, a sentir-se melhor preparado e se guiar pelas leis de transito ao dirigir na rodovia pela primeira vez. Estes são cuidados que todo principiante deve tomar para estrear com segurança!
Prudência e bom senso aliado à técnica é o que você precisa para sair dirigindo com segurança pelas rodovias mundo afora.
E esse conselho vale tanto para motoristas experientes, como para quem vai dirigir na rodovia pela primeira vez.
Por diversos fatores, entre eles a velocidade mais alta, as sinalizações que são mais esparsas e os obstáculos que são mais frequentes, é preciso redobrar os cuidados ao volante.
Portanto, para perder o medo, e encarar este desafio com segurança, prepare-se antecipadamente e tenha como suas aliadas as dicas a seguir.

Relembre alguns cuidados e reforce-os antes de sair de casa!

Quem vai dirigir na rodovia pela primeira vez, deve ter consciência de que a direção segura exige alguns cuidados. E também deveres legais, regidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Seguir estas normas é garantir o princípio básico da segurança.
Na empolgação de sair de casa, dirigindo pela primeira vez, todo cuidado é pouco para não esquecê-los.
Portanto, ao entrar no carro, coloque o cinto de segurança (caso tenha alguém de carona, exija que essas pessoas também estejam usando). Ajuste os espelhos retrovisores e certifique que as luzes e os faróis do carro estejam funcionando corretamente.
Confira também se você está levando dentro do carro os equipamentos obrigatórios (como macaco, estepe e o triângulo). E se quiser reforçar a segurança, leve consigo itens de primeiros socorros e uma caixa de ferramentas. Eles podem ser muito úteis, caso algum imprevisto aconteça.

Fonte: Larissa Nogueira