20 FEV 2018
Como driblar o medo de dirigir na rodovia pela primeira vez?

A Coordenadoria do Trânsito preparou uma serie de dicas para ajudar a você, que esta iniciando como motorista, a sentir-se melhor preparado e se guiar pelas leis de transito ao dirigir na rodovia pela primeira vez. Estes são cuidados que todo principiante deve tomar para estrear com segurança!
Prudência e bom senso aliado à técnica é o que você precisa para sair dirigindo com segurança pelas rodovias mundo afora.
E esse conselho vale tanto para motoristas experientes, como para quem vai dirigir na rodovia pela primeira vez.
Por diversos fatores, entre eles a velocidade mais alta, as sinalizações que são mais esparsas e os obstáculos que são mais frequentes, é preciso redobrar os cuidados ao volante.
Portanto, para perder o medo, e encarar este desafio com segurança, prepare-se antecipadamente e tenha como suas aliadas as dicas a seguir.

Certifique que seu carro está em dia com as manutenções!

Além de desenvolver certa habilidade ao volante, quem vai dirigir na rodovia pela primeira vez precisa certificar que seu veículo também está preparado para a viagem.
Fazer a manutenção preventiva ajuda a identificar possíveis falhas e defeitos no veículo, antes de pegar a rodovia.
Entre os itens básicos a serem analisados, reponha a água no radiador e para-brisa. Revise o óleo e faça a calibragem dos pneus (inclusive do estepe)
Assim, muitos acidentes podem ser evitados e você se certifica que seu carro não te deixará na mão.
Afinal, ficar sozinho, com o carro quebrado, em meio a um lugar desconhecido não é uma situação nada prazerosa de se imaginar.

Fonte: Larissa Nogueira