07 AGO 2017
Potirendaba inicia campanha de combate ao mosquito Aedes.

Nada de baixar a guarda para o Aedes aegypti com a chegada do inverno e queda nas temperaturas! Mesmo sem casos de Dengue registrados no primeiro semestre deste ano, a Coordenadoria da Saúde de Potirendaba inicia uma nova campanha de intensificação no combate ao mosquito Aedes Aegypt!

Geralmente, as ações do controle do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika são intensificadas no verão, período em que o inseto se multiplica com mais facilidade. Entretanto, estudos garantem que o melhor momento para combater o mosquito é agora, no frio. No inverno, a resistência dele cai e esse se torna o melhor momento para investir no combate ao mosquito e diminuir a possibilidade de novas epidemias posteriormente. Ao contrário do que muitos imaginam o frio não mata mosquitos, larvas e ovos. No caso dos insetos adultos, ocorre uma diminuição na atividade e na capacidade reprodutiva dos mosquitos.

A larva resiste um pouco melhor a temperaturas mais baixas, mas se desenvolve mais lentamente. E os ovos podem resistir mais de um ano em ambientes frios e secos, sendo inviabilizados apenas em caso de congelamento.

Pensando nisso, a Prefeitura de Potirendaba decidiu iniciar campanhas de combate ao mosquito, investindo também na conscientização da população, que já vem fazendo sua parte e ajudando a garantir que Potirendaba permaneça sem casos registrados.

A campanha que se inicia na segunda semana de agosto, contará com a intensificação nas visitas dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias às residências e pontos estratégicos, além de diversas palestras de conscientização e um trabalho informativo e educativo que será realizado por meio das redes sociais.